terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Formação de utilizadores

Durante os meses de novembro e dezembro, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento promoveram várias sessões de formação de utilizadores para alunos de 4º, 5º e 6º ano.
Procurando dar resposta às necessidades dos seus leitores e utilizadores, e numa perspetiva de contínua melhoria dos serviços prestados pela Biblioteca Escolar, a professora bibliotecária deu a conhecer os serviços online da Biblioteca Escolar, as regras de organização e funcionamento, as zonas funcionais do espaço e sua organização, para uma rentabilização e correta utilização deste recurso.
Reforçando a importância de uma boa formação junto dos utilizadores para uma utilização autónoma e eficaz da BE, a professora bibliotecária desafiou os alunos a utilizar a biblioteca de forma totalmente autónoma, procurando livros previamente seleccionados relativos a assuntos diversos. Os alunos mostraram serem capazes de ser utilizadores independentes e proficientes da biblioteca. 


“A formação de utilizadores independentes, no acesso e gestão da informação, é uma necessidade urgente na sociedade tecnológica em que nos movemos. Numerosas instituições culturais   – como a Unesco, a American Library ou o IFLA– recomendam tanto às bibliotecas escolares como às bibliotecas públicas que insistam no seu labor de qualificação dos seus utilizadores nas técnicas de trabalho intelectual, porque será o único modo para que estejam capacitados para sobreviver à avalanche de informação que lhes cai em cima.” (Rede de Bibliotecas Escolares)




formação utilizadores

Sem comentários:

Enviar um comentário