Catálogo

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto dispõem de um catálogo em linha, para que possas pesquisar em qualquer altura e em qualquer lugar.

Para aceder ao catálogo basta clicar aqui

O catálogo é uma base de dados que contém os títulos existentes (livros, CDs Áudio, CDROMs, DVDs...) nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento e também ebooks disponíveis em linha.

Para te ajudar nas tuas pesquisas, aqui ficam algumas orientações.

I. PESQUISA SIMPLES

Podes pesquisar:

1.1.   Por autor: pesquisa pelo apelido.
Se pretendes títulos de José Saramago...
Pesquisa em: Saramago, José ou saramago, josé
Se não souberes o nome completo do autor, podes pesquisar por uma palavra no nome, alterando o índice para “Palavra no autor”.



  1. 2.   Por título: Procura pelo título correto.
Se pretendes: A maior flor do mundo
Pesquisa em: A maior flor do mundo ou a maior flor do mundo.


Se não souberes o título completo podes pesquisar no índice “Palavra no Título”.

  1. 3.   Por assunto: utiliza descritores
Se pretendes material sobre as obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura
Pesquisa em: PNL 

Se pretendes material sobre: obras do PNL para 5º ano
Tens de alterar o índice para pesquisares com 2 descritores

1.4.   Por palavra: Localiza todos os documentos que contenham a palavra digitada no título, no autor, na editora, nos assuntos, na coleção...

NOTA: Como deves ter reparado, aparece o símbolo $ após cada palavra/expressão que introduzimos para pesquisar. NÃO NECESSITAS DE DIGITAR ESTE SÍMBOLO. Ele aparece automaticamente, logo que carregues na tecla ENTER ou que cliques no ícone PESQUISAR.

Interpretação dos resultados da pesquisa
Depois de efetuada a pesquisa, os resultados aparecem conforme a imagem que se segue. Salientamos alguns detalhes a ter em conta. 

  1.5.   Para além da imagem da capa e todos os dados descritivos do livro, destacamos: 
          a)   Na informação contida em "Sumário/Resumo", como o nome indica, encontrarás um pequeno resumo do livro que te poderá ajudar a escolher os livros que mais gostas.
          b) Na informação contida em “localização”, encontramos:
        - A cota – 82-93 SAR – que serve para localizar o título nas estantes. Anota sempre a cota do título que pretendes para que o encontres rapidamente na biblioteca e para facilitar a requisição online.

        - A sigla da instituição – AESG – que te diz em qual das bibliotecas do Agrupamento se encontra o título que pesquisaste. Se por baixo da cota aparecer a palavra "mostrar", se
    clicares nessa palavra, poderás ver quantos exemplares existem desse título, bem como a localização dos mesmos de acordo com as seguintes siglas:
     EBSG – Escola Básica Serra da Gardunha
     EBS - Escola Básica de Silvares
     BET – Escola Básica das Tílias
     BEAJ - Escola Básica de Aldeia de Joanes 
     BEALP - Escola Básica de Alpedrinha
     BESC - Escola Básica de Souto da Casa
    (Nota: devido a remodelações em curso em algumas escolas as siglas estão a ser atualizadas no catálogo, pelo que poderás encontrar algumas discrepâncias temporariamente.) 
  c) Em alguns títulos, no final informação contida em “Veja também…” encontras informação disponível na Internet relacionada com o título que pesquisaste. Temos sugestões de vídeos, guiões, passatempos, jogos…

  d) Nos resultados da pesquisa pode aparecer a letra W antes do número de registo (no exemplo 969), que significa que o documento está disponível apenas online.

NOTA: Como poderás reparar, existem diversas hiperligações nos resultados da tua pesquisa. Ao clicares numa dessas hiperligações encontrarás todos os títulos existentes que se relacionem com esse conteúdo. Por exemplo, na imagem apresentada, se clicares em “histórias” nos assuntos, obterás uma listagem de todos os títulos existentes com histórias.

II. BARRA SUPERIOR DO CATÁLOGO
Para além da pesquisa simples, podes fazer outras pesquisas acedendo à barra superior do catálogo.

     2.1.   Na Pesquisa Avançada poderás realizar pesquisas conjugando dois ou mais termos (e.g. autor, título e assunto). Além dos termos podes ainda recorrer aos operadores de pesquisa (AND, OR, AND NOT).
     2.2.   Índices: Neste menu poderás obter índices de autores, assuntos, títulos, coleções, entre outros. Se pesquisares um autor, por exemplo, obterás a lista de todos os livros desse autor que as Bibliotecas do Agrupamento têm.
       2.3.   Percorrer: Este menu permite visualizar todos títulos do catálogo.
      2.4.   Novidades: Este menu permite saber os títulos que deram entrada num determinado dia, mês e ano. Considerando que o catálogo é atualizado quinzenalmente e que carece de atualização posterior no servidor em Lisboa, recomendamos a consulta de novidades mensais.
       2.5.   Histórico: Permite visualizar as tuas últimas pesquisas.


III. NOTAS FINAIS

      3.1.   Embora cerca de 95% do fundo documental existente nas BE do Agrupamento esteja já neste catálogo, a consulta do mesmo não invalida uma visita às bibliotecas.
    3.2.   O catálogo permite também pesquisar nos catálogos de outras escolas, facilitando assim o empréstimo interbibliotecas e/ou sugestão de aquisições para o Agrupamento. 

3.3.   O catálogo será atualizado e melhorado ao longo do tempo. Todos os docentes poderão colaborar no enriquecimento do mesmo, fornecendo à equipa da BE endereços WEB que considerem relevantes para as diferentes disciplinas, para que sejam incluídos como mostra na alínea c) do ponto 1.5 do capítulo I.

3.4. Para fazeres a requisição, e se o recurso que pretendes requisitar constar da Base de Dados da Biblioteca, poderás, então, requisitá-lo pessoalmente na Biblioteca do Agrupamento, ou então, recorrer à requisição online desse mesmo recurso. Para isso, clica no link Requisições Online disponível na barra lateral direita do blogue da Biblioteca, com a imagem


Depois de acederes ao formulário, basta preencheres os campos e clicar em Enviar para concretizar a requisição.

   3.5. Todas as sugestões de aquisição deverão também ser enviadas em formulário próprio, disponibilizado na barra lateral direita do blogue da BE, com a imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário